Projeto "Surfando nas Ondas do Rádio"


Programa de Formação Continuada Mídias na Educação



MÓDULO BÁSICO II – RÁDIO NA ESCOLA



PROJETO

Cursista: Ana Nery Nascimento Santos
Turma: Ufrj
Tutor: Aline Musse
cleardot[1]

I - Identificação:
Unidade Escolar: C. E. Presidente Costa e Silva
Localização: Nova Iguaçu
Quantitativo de Alunos: 20
Modalidades de Ensino: E.F

II – Projeto: Surfando nas Ondas do Rádio

Web Rádio na escola
III - Objetivos:
  • Promover a socialização entre os alunos;
  • Trabalhar a oralidade e o vocabulário dos alunos;
  • Levar os alunos a despertar a consciência crítica;
  • Melhorar a autoestima;
  • Melhorar e reforçar o entendimento dos conteúdos apresentados em sala de aula.

IV - Justificativa:
Por ser o rádio um importante elemento de interação social e uma mídia muito democrática, é importante que ele seja inserido na escola. Sem dúvida o rádio é um importante transmissor de conhecimento, e, tendo em vista o crescente desinteresse dos alunos nas aulas em seu formato tradicional, vimos como alternativa, trabalhar um projeto interdisciplinar, onde os alunos criem semanalmente um programa com temas ligados à atualidade onde seja possível fazer pontes com os conteúdos apresentados nas disciplinas, seja um elemento de entretenimento na escola e, um veículo de divulgação de notícias e atividades que aconteceram ou acontecerão no ambiente escolar. Portanto, utilizar a linguagem do rádio no processo ensino/aprendizagem, cria uma nova alternativa para estimular a melhoria da qualidade da educação.

V – Equipe de trabalho:
Professores de todas as disciplinas;
Orientação Tecnológica;
Alunos selecionados para a realização do projeto;
  1. Professores: Farão a orientação do projeto, sugerindo, e apresentando soluções para dificuldades e/ou conflitos;
  2. Alunos: Responsáveis pela implementação do projeto, sendo os principais atores do processo. Os alunos que farão as pautas e as gravações dos programas.
  3. Orientação tecnológica: apoio técnico pedagógico aos alunos e professores responsáveis pela realização do projeto.



VI – Planejamento:
  • Apresentação de notícias da atualidade, com possíveis relações aos conteúdos apresentados nas disciplinas;
  • Entretenimento;
  • Divulgação de eventos que ocorrerão na escola.

VII – Recursos:
Computador conectado à Internet;
Software de edição de áudio (audacity)
Microfone;
Laboratório de informática

VIII - Público alvo:
Turmas do ensino Fundamental e médio.

IX- Cronograma:
II Semestre de 2011
Agosto
Reunião com professores para apresentação do projeto, buscando adesões;
Apresentação do projeto para os alunos com entrevistas para seleção dos alunos responsáveis pela realização do projeto;
Criação de blog onde serão postados os programas;
Apresentação do programa Demo para professores e alunos ( o programa demo será a primeira postagem do blog)
Setembro
Separar equipes de alunos que serão responsáveis pela realização do programa e manutenção do blog.
Apresentação de propostas de pautas para os programas pelos professores parceiros e alunos;
Última semana de setembro - Realização do primeiro programa (programa festivo) –– com a participação de alunos, professores e direção com temas diversos.
Outubro/novembro – realização de um programa a cada semana dos meses citados.
Dezembro – programa festivo de final de ano – com atrações diversas, e apresentação de talentos.
X - Desenvolvimento:
I Etapa:
Reunião com professores e alunos para apresentação do projeto;
II Etapa:
Adesão de professores parceiros com apresentação de propostas para os programas, bem como de sugestões de possíveis nomes para a formação da equipe.
III Etapa:
Formação de equipe de professores parceiros que serão responsáveis pelas entrevistas de seleção da equipe de alunos.
IV Etapa:
Seleção de equipe da Rádio.
V Etapa:
Separar os alunos e distribuir tarefas de acordo com suas habilidades.
1.    Grupo responsável por escrever o roteiro
2.    Grupo responsável pela sonoplastia
3.    Grupo responsável pela locução
4.    Grupo responsável pela atualização do blog da rádio e postagem dos programas e pela divulgação da rádio.
A programação e pauta semanal serão escolhidas através de reuniões com a equipe e professores parceiros.
VI Etapa: Gravação e postagem do programa.

XI - Avaliação:
Observação direta, para certificação de que os objetivos estejam sendo alcançados, bem como se os alunos estão cumprindo de forma responsável as tarefas pré-determinadas.

XI - Referências Bibliográficas / Webgrafia: